Dizimo

Ser Dizimista é questão de Fé

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA"


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011



A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, e se estende por toda a Quaresma.

Hino da CF 2011
CNBB
Composição: Pe. José Antônio de Oliveira / Casimiro Nogueira


1. Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)

Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!

2. A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!

4. Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.

5. Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!

6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!





Sugestões para animar a CF

Propor aos coordenadores de pastorais para trabalharem a CF em suas pastorais.
Ato show Catequético com jovens, crianças e agentes de pastorais, por meio da arte, com apresentação dos trabalhos artísticos na Paróquia.
Seminário da CF 2011 com paroquianos e comunidade local

OBJETIVO GERAL
Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

OBJETIVOS
ESPECÍFICOS

Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.

Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.

Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.

Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

Denunciar situações
e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

ESTRATÉGIAS
Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.

Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.

A campanha focará na questão ecológica, sobretudo nos problemas que se referem às mudanças climáticas.

A campanha se colocará “em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais em todo o mundo, de respeito ao meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”. (Secretário Geral da CNBB)
Neste ano, o objetivo da Campanha é colocar em discussão nas dioceses e comunidades, temas como mudanças climáticas, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento, preservação da vida, agronegócio, biodiversidade e a água.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"Bendito aquele que vem em nome do Senhor!"

Nossos corações estão cheios de graças pela visita que Dom Odelir nos fez! Foi marcante não só pela sua presença e sim pela humildade, disposição e a grande atenção que deu a todos que chegavam para cumprimentar ou abraçá-lo.
Debaixo de um sol escaldante várias pessoas aguardavam o Bispo que chegou por volta das 9:30h aqui em Moraújo.



Com um abraço bem caloroso, Pe. Jesuíno deu as boas vindas e apresentou ao Bispo a comunidade Moraujense que ali esperavam anciosos.



O Prefeito Jurandí Fonteles entregou ao Bispo Dom Odelir a chave da cidade desejando também boas vindas!! Logo após a entrega simbólica o próprio Bispo pediu pra que todos fizessemos uma caminhada até a Igreja Matriz.





Acabando de chegar, Dom Odelir juntamente com Pe. Jesuíno ficaram na porta principal da Igreja recebendo os fiéis que chegavam para a Santa Missa.







Apresentação do "GLÓRIA" feito pelas Crianças da Infância Missionária



As plantonistas do Dízimo Ana Frota e sua filha Letícia Frota lindamente apresentaram a "PROCISSÃO DA PALAVRA"


Primeira leitura: Isaías 58, 7-10
Leitura do livro do profeta Isaías - Assim diz o Senhor, 7 Repartir seu alimento com o esfomiado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, 8Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. 9Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; 10se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 111
REFRÃO: Uma luz brilha nas trevas para o justo, / permanece para sempre o bem que fez.
1. Como luz, se eleva, nas trevas, para os retos, o homem benfazejo, misericordioso e justo. Feliz o homem que se compadece e empresta, que regula suas ações pela justiça. - R.
2. Nada jamais o há de abalar: eterna será a memória do justo. Não temerá notícias funestas, porque seu coração está firme e confiante no Senhor. - R.
3. Inabalável é seu coração, livre de medo, até que possa ver confundidos os seus adversários. - R.
4. Com largueza distribuiu, deu aos pobres; sua liberalidade permanecerá para sempre. Pode levantar a cabeça com altivez. - R.



Evangelho: Mateus 5, 13-16
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 13Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. - Palavra da salvação.


Neste momento, Dom Odelir falava de como se sentiu bem recebido pela comunidade Moraujense, falou também um pouco sobre sua vida antes de se tornar Bispo e como está feliz com essa nova fase de sua vida . Enfim agradeceu a todos que se esforçaram para estar ali e que continue com muita fé realizando juntamente com o Pe. Jesuíno os trabalhos Pastorais de nossa Igreja.


Momento da Benção dos Ministros da Eucarístia da sede e das capelas.

O ofertório vinha simbolizando a fonte de renda de nossa cidade como: A chapeleira, o pescador, o agricultor, o professores e a artesã.





No momento de Ação de Graças o Professor e também Vereador Nicodemos Araújo leu um pouco da biografia de Dom Odelir e aproveitou para fechar esse momento em nome da comunidade fazendo um lindo agradecimento pela visita do Bispo Dom Odelir em Nossa humilde e pacata cidade.

E este foi outro grande e suspreso momento organizado pela Pastoral Familiar e Grupo ECC, em que entregaram um banner de São Daniel Combone ao Bispo.

O Grupo de Jovens Sementes da Esperança apresentaram uma emocionante dança, mostrando a arte que os jovens fazem em nossa cidade.


Benção Final

Após a Santa Missa foi servido o almoço na Casa Paroquial contando com a presença de Dom Odelir e seu acompanhante Luciano, Pe Jesuíno, Pe Nery e Pe. Inácio de Coreaú e de alguns Coordenadores de Pastorais, membros políticos e leigos.